MTV: Robert Pattinson conseguirá largar a fama de ‘Galã de Crepúsculo’?

Depois que Crepúsculo fez dele um nome conhecido mundialmente, a primeira aparição no cinema que Robert Pattinson fez fora da franquia de vampiros, não se saiu tão bem. Lembranças recebeu críticas negativas em grande parte do ano passado e não fez muito sucesso nas bilheterias, arrecadando apenas (em sua última análise) menos de 20 milhões de dólares nos EUA.

Água para Elefantes, pelo contrário, fez mais sucesso do que o esperado, esta semana, arrecadando 17,5 milhões de dólares. O drama romântico foi um grande teste para Pattinson – um filme de grande estúdio que visa não a sua base de adolescentes, mas um público adulto. Seria esse o projeto que tirará o britânico de 24 anos como galã-de-Crepúsculo para um galã de Hollywood? Talvez ainda não, devido à estreia respeitável, mas não surpreendente, embora muitos estão dizendo que Água para Elefantes será ‘um passo muito necessário para esse objetivo’.

“Pattinson ainda tem que provar que ele é um galã persistente nas bilheterias, fora de seu vampiro na série Crepúsculo”, Jeff Bock, analista de bilheteria do Exhibitor Relations, disse (via MTV News). “WFE foi a escolha certa, pois não era muito mais de um trecho e está dentro do lema geral do seu núcleo de fãs: as mulheres. Muitas vezes, os atores esperançosos giram à 180 graus e atua um traficante ou assassino patológico só para mostrar a sua personalidade pública e, muitas vezes sai pela culatra, e voltam para trás, para os seus verdadeiros fãs.

WFE certamente conseguiu o objetivo de mais espectadores do sexo feminino. Segundo a Fox, o público do filme foi de 70% do sexo feminino e 70% tinham quase tudo 25 anos. Essa idade demográfica nos dá uma boa pista porque WFE não cruzou a marca dos 20 milhões de dólares. O filme Querido John, por exemplo, voltado a um público adolescente, estreou com 30,5 milhões de dólares no mercado interno e obteve um total de 80 milhões de dólares. A vantagem não é que Channing Tatum é um melhor grande líder de bilheterias que Pattinson, mas é que os jovens saem cedo para os filmes que lhes interessam. Como Phil Contrino, editor da BoxOffice.com explicou: “A principal coisa a entender é que esse tipo de filme tem um grande apelo entre os espectadores com idades entre 35 em diante, e que o grupo não sente a necessidade de apressar-se na semana de estréia,”

Mas a questão que permanece é se Pattinson será capaz de retirar sua fama sobre Crepúsculo e se tornar um dos atores cada vez mais raros, que podem impulsionar as vendas de ingressos. Alguns especialistas não estão convencidos de que ele conseguirá. “Não há razão para acreditar que Robert Pattinson ou alguém da franquia Crepúsculo possa estrear um filme“, disse David Poland do Movie City News. “Alguns desses atores são muito talentosos. Alguns não. Mas Mark Hamill, Carrie Fisher, etc, são os modelos naturais. Mas que tal Harrison Ford? Eu não vejo nada desse lance de aventureiro de um ator digno em Pattinson.

Talvez, apesar desses blockbusters de ação como “Indiana Jones”, não são os projetos que Pattinson estará correndo atrás no futuro. Muitos informantes acham que sua maior aposta (de Pattinson) é de seguir o caminho de outros galãs jovens antes dele.

Pegue uma dica da vida de Tom Cruise e trabalhe apenas com grandes diretores“, Contrino sugeriu. “Depois de disparar para a fama, o ator trabalhou com sabedoria com Oliver Stone, Martin Scorsese e Barry Levinson.

Pelo menos com o seu próximo projeto, Pattinson estará fazendo esses tipos de decisões, de se inscrever para a adaptação de David Cronenberg o filme “Cosmopolis”, de onde ele vai de lá, no entanto – e se ele é capaz de reduzir o fosso entre o ídolo teen e um ícone de Hollywood – o que ninguém acha.

“Se os filmes de Robert Pattinson podem fazer consistentemente o dinheiro na bilheteria, os grandes estúdios vão continuar a dar uma chance para ele”, explica Bock. “No futuro próximo, esperamos que ele seja ligado a diretores de alto perfil em menores, papéis importantes. Dessa forma, ele pode diversificar e não perder a audiência do núcleo que segue cada movimento seu. E, se isso não funcionar, há cerca de um zilhão de romances de Harlequin para a adaptação que ele e Fabio podem estrelar juntos,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s